quarta-feira, 28 de novembro de 2007


Direitos Humanos somente para humanos direitos?

O instrumento jurídico chamado Direitos Humanos, é um dos mais importantes avanços de nossa sociedade. Sua história começa ainda nos Séculos VI e V a.c, nas civilizações Greco-Romanas, fundamentou-se nas Revoluções do Século XVIII(Francesa e Americana), inspiradas pelas idéias Iluministas. E Após a criação da ONU, no fim da Segunda Guerra Mundial teve seu caráter universal reforçado, ganhando um órgão para promovê-los e protegê-los. São os Direitos Humanos que garantem nosso direito de ir e vir, de trabalhar e viver em condições salutares, sem sofrer humilhações, violências, agressões, preconceitos e etc. É ele que nos garante que devemos ser acusados somente dentro de um processo legal e legítimo, onde as provas usadas sejam obtidas dentro de técnicas idôneas e que nosso julgamento seja imparcial, e que não podemos estar sujeitos a maus tratos ou torturas. São direitos fundamentais de todas as pessoas seja homens, mulheres, negros, pobres, ricos, presos, idosos, crianças, POLICIAIS, enfim a todos os seres humanos.
Infelizmente devido a algumas pessoas despreparadas, com interesses duvidosos, algumas vezes representadas pelas famosas ONG'S e instituições como a OAB, a ONU, o nome "Direitos Humanos" tem sido usado como pretexto para discursos apelativos puramente propagandísticos, e na maioria das vezes para defender pessoas que cometeram os mais diversos tipos de delitos. Isto acaba por fazer com que a sociedade, diante da violência dos criminosos que avança em nossos lares diariamente, tenha descrédito e até repulsa por esses "tais" Direitos Humanos. Hoje as pessoas o usam como um nome pejorativo que virou sinônimo de defesa de criminosos, constante ausência dos órgãos de defesa dos Diretos Humanos em ocasiões de mortes de policiais, de pessoas pobres vítimas de violência de traficantes e outros crimes, fazem a população constantemente desferir frases como "Cadê os Direitos Humanos agora?", "Direitos Humanos para humanos direitos!", "Só sabem defender bandidos", "Bandido não é ser humano".
Não devemos ir contra algo tão benéfico como esses direitos, pelo contrário temos que defendê-los com vigor, e cobrar que eles sejam garantidos para todos. Temos que pressionar para que os órgãos que dizem defendê-los o façam em favor da grande sociedade. Quando se mata um policial, isso é um grande atentado contra a nossa democracia e nossos Direitos Humanos, já que são esses profissionais os representantes legítimos do Poder Público e defensores dos nossos direitos. As vítimas de "balas perdidas" não são apenas na Zona Sul da Cidade, diariamente nos subúrbios pessoas são vitimadas, e são justamente essas que mais precisam de apoio desses órgãos, não apenas que virem uma cruz fincada nas areias da Praia de Ipanema, fatos como o mostrado na reportagem abaixo não podem se tornar rotina, embora seja um retrato da indignação de seu uso político e tendencioso , os Direitos Humanos caminham junto com nossa sociedade e devem ser uma garantia para todos.

2 comentários:

Noticias em Destaque disse...

tudo a ver esta sua postagem , temos que ter sim direitos humanos so para quem agir como humano , e não como um animal,um abraço amigo.

Espaço Culinário disse...

Muito boa esta sua postagem..infelizmente Direitos Humanos aqui no Brasil tem valores invertidos.